O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

21/02/06

SOL + GATOS BRANCOS = PERIGO

Com este post gostaria, muito rapidamente, e em traços gerais alertar para os perigos dos gatinhos brancos apanharem sol. Ainda há muita gente que não sabe que uma grande percentagem de gatos brancos que ficam expostos ao sol diariamente, desenvolvem o chamado carcinoma espino-celular. As zonas de perigo são as orelhas, o nariz, as pálpebras e os lábios por serem zonas sem pigmentação e com pouco pêlo. Podem ler mais aqui: http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=268
Vem isto a propósito do “nosso” gatinho branco a quem eu chamo Romeu. Do grupo dos oito gatos abandonados no quintal faz parte um gatinho branco que vemos na primeira foto nos seus tempos “felizes” de sol.


O Romeu foi levado para castrar e na mesma altura foi-lhe detetado carcinoma nas orelhas. Tiveram que ser amputadas pela base :(

Aqui temos o menino que depois de recuperado e com o pelinho crescido vai ficar novamente lindo, aliás ele é um gato lindíssimo de cabeçona grande e olhão azul.
Este gatinho para já está numa jaula a fazer o pós operatório.
No final disto tudo, depois de recuperado o Romeu vai precisar duns donos 5**** que o protejam para sempre dos raios solares que tanto mal lhe fizeram !!

17/02/06

Será que alguém a procura?


Esta cadela foi encontrada na Estação de Campanhã (no Porto). Estava visivelmente assustada e desorientada... Está neste momento protegida por alguém que não ficou indiferente à sua aflição, mas procura os seus verdadeiros donos...
Por isso se a reconhece entre em contacto com: Sara Santos 914400452



Soubemos que esta menina já tem uma nova casa. Boa sorte!!

16/02/06

Chegou-me este apelo da Anifeira. Esta é uma Associação pela qual nutro um carinho muito grande, fica aqui a divulgação ;)

VETERINÁRIOS VOLUNTÁRIOS
A Aanifeira - Associação dos Amigos dos Animais de Santa Maria da Feira lança uma apelo a todos os veterinários e profissionais do ramo que queriam prestar serviço de voluntariado, integrando uma equipa dinâmica que neste momento está em mãos com um projecto inovador, mas que para o tornar real precisa da ajuda de todos!
Este apelo estende-se também a todos que queiram ajudar seja em trabalho de campo, campanhas de divulgação e angariação de fundos, famílias de acolhimento temporário e tudo mais que possa ajudar a salvar animais.
Para mais informações contactar: 91.4870684 / 96.3008259
4520-409 Mosteirô - Santa Maria da Feira
www.sosanimail.com/aanifeira
www.aanifeira.globalfree.net/portalhttp://aanifeira.blogspot.com

09/02/06

Noticias ( boas )

A Duquesa foi ao Senhor Doutor ;) As novidades são boas. A miúda está muito melhor. Parou com o antibiótico. Continua a fazer Interferom semana sim, semana não para evitar que o sistema imunitário lhe pregue partidas. Já ganhou peso e o pelo está mais bonito. A continuar assim poderá e deverá ser vacinada daqui a pouco tempo :)

O Grupo teve uma oferta generosa de latas. Foi doada à Anifeira uma quantidade significativa de produtos para gato. Como aquela Associação tem a seu cargo imensos cães, mas poucos gatos entregou ao "Bichanos" parte dessas latas . Foram distribuidas por algumas das pessoas que alimentam colónias de rua sainda beneficiados os seus "protegidos"..... Posso adiantar que durante esta semana e nas próximas muitos dos gatinhos errantes da cidade do Porto vão regalar-se com papinha da boa....Se olharem em redor vão, de certeza, ver alguns deles deitados ao sol a lamber os beiços e a bater com as patinhas na barriga de contentamento :)
Obrigada Anifeira ( na pessoa do seu representante Vitor Barros )

06/02/06

Novidades

A Pocahontas foi adoptada, esperamos que de vez!

Tivemos uma oferta muito generosa de comida que é sempre uma grande ajuda, e alguns contributos em dinheiro para as despesas da Duquesa, que são grandes. Um muito obrigado a todos!

O Denzel II foi esterilizado no Sábado dia 30 de Janeiro, adoptado na 3ª feira seguinte e devolvido logo na 4ª de manhã por o namorado da adoptante ter desenvolvido uma alergia muito grave. Foi adoptado por outra pessoa neste Sábado, esperamos que corra tudo bem agora.

A Suzy foi esterilizada neste Sábado. Correu tudo bem, e depois do pós operatório tem já uma casinha à espera dela. Será a gatinha de uma menina que sonha ser veterinária quando crescer.

Temos notícia de duas gatinhas meigas na rua à espera de fat... vamos a ver se encontramos uma solução para elas!

Recebemos o apelo desta gatinha, com o seguinte texto:

Olá a Todos.
A minha gatinha chama-se Peninha tem 5 meses é preta e branca e tem um sinal no nariz. Traseiras do depósito das águas na Rua Monte Tadeu (Monte dos Congregados) Perto da Rua da Alegria. Nasceu em casa, foi a única que sobreviveu de uma ninhada de 3. Ela nunca saiu do meu pátio, apesar da mãe andar nos telhados. No dia 21/01/2006 pela manhã, desapareceu sem deixar rasto, procurei por toda a parte, perguntei a toda a gente que encontrava, afixei cartazes e nada. A mãe anda triste, já emagreceu e não parece a mesma. Eu estou a sofrer muito não sei mais o que fazer. AJUDEM-ME a encontrar a minha Peninha. Obrigado

02/02/06

Como tudo começou ou...

...como ser uma FAT (Familia Acolhimento Temporário) e ficar "viciada" em ajudar.

Tudo começou em Março de 2004, com um pedido que li num forum, a pedir ajuda para uma ninhada de gatinhos com 3 dias, no Porto. E assim conheci a Tânia mais 2 nicos de gatos, ainda de olhos fechados, a quem era preciso dar biberon de 3- 3 horas (sim!!...noites incluidas), estimular para fazerem as necessidades, mimar...enfim, tentar substituir a mãe gata que lhes faltou.

Este foi baptizado de Flôr, mas teve de mudar de nome, pois 10 dias depois descobrimos que afinal era um menino...e para manter a espécie, ficou Trevo.
Faltam aqui fotos do Kiko que, por ser preto, não havia modo de ficar bem nas fotos.

Foi cansativo sim, mas adorei cada momento da experiência. O abrir dos olhos aos 7-10 dias; o começarem a andar, as 1ªs necessidades sem estimulação (quem diria que se pode ficar contente ao ver xixis e... o resto? ), as brincadeiras entre eles, o 1º ronronar, e mais tarde, o começarem a comer comida sólida...
Esta é a Xana, já a começar a abrir os olhos. A Xana só veio para minha casa 3 dias depois dos irmãos. Antes esteve com outra senhora, mas começou a ficar fraquinha e veio juntar-se aos irmãos

O Kiko foi o 1º a ser dado, com apenas 10 dias de vida. E aí chorei (a primeira de muitas separações que apesar de boas, custam sempre). Mas veio cá a casa fazer-nos uma visita passadas umas semanas.





A Xana ficou até às 5-6 semanas e tornou-se uma gata charmosa, como podem ver.


O Trevo foi dado um pouco mais tarde (com cerca de 2 meses), por ter tido uns problemazitos, que foram tratados e ultrapassados. E até já era tolerado pelo meu Óscar, que mal sabia que estes seriam os 1ºs de muitos gatos a passarem temporáriamente lá por casa.

Ser FAT é uma responsabilidade, mas também é uma pequena/grande ajuda que cada um de nós pode dar, e que muitas vezes se traduz na diferença de vida ou morte dum animal.