O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

29/03/06

Noticias da Duquesa


Nem todas as noticias são más e no meio de tantos maus momentos vamos recebendo novidades que nos fazem sentir um pouco melhor.

Quem se lembra desta menina sabe o quanto ela esteve mal e o quanto nos preocupou.
No entanto esta menina fez jus ao seu apelido e como uma verdadeira leoa lutou contra a doença da qual é portadora.

Faz cerca de um mês que esta menina foi adoptada. Foi para longe, tornou-se "Alfacinha", mas creio que encontrou uma dona 5* :-)
Conforme as fotos comprovam esta menina está optima, linda e continua mimosa como sempre foi. Inicialmente deu umas noites más dormidas à Vera (saudades do ar do Norte de certeza :-) ), mas parece que já se adaptou.


A todos os que ajudaram e se preocuparam com esta menina, agradecemos mais uma vez toda a ajuda prestada.
É optimo ver um dos nossos meninos (menina neste caso lol) com um final feliz. :-)))

27/03/06

Adeus Tommy :(


Faz agora exactamente um ano que te encontrei ou melhor que te trouxeram até mim. Vivias na aldeia e tinhas sido ferrado provavelmente por um macho mais forte que tu. Atirado para um palheiro jazias à espera da morte. Decidi trazer-te para a cidade e cuidar de ti. Eras “rijo” e depois duma operação e de alguns cuidados começaste a recuperar e a tornar-te num gato lindo, cheio de vida e de uma doçura enternecedora.
Por estas razões e porque ficaste em minha casa bastante tempo foi complicado entregar-te aos cuidados de outra pessoa. Mas tinha que ser, não posso ficar com todos e tu passaste a ser o gatinho da Ana. Originário do campo nunca te adaptaste a estar fechado entre quatro paredes. Reclamavas alto e bom som por liberdade, exigias que te abrissem a porta que dava acesso a um terraço de muros altos. Muros que, por duas ou três vezes tu conseguiste saltar. Como? Fácil, tu és gato e os gatos conseguem tudo quando querem. Sempre que sabia disto ficava a tremer ao imaginar-te a ti o “meu” pendurinha em perigo.....
Ontem mais uma vez conseguiste saltar, pela última vez reclamaste liberdade, pela última vez tiveste acesso à “selva” que é esta cidade. Um carro bateu violentamente na tua cabecinha e claro que não parou...para quê?? Eras apenas um gato......
Fui eu que peguei em ti do chão, que te embrulhei com carinho, que te levei ao vet enquanto a tua dona chorava ao meu lado com o olhar perdido........
Partiste era meia noite e um quarto perante um profissional que tudo fez para te salvar ......
Tinhas os mais belos olhos azuis que alguma vez vi, de um azul “irreal” que cativava quem te conheceu .....
Adeus Tommy e desculpa-me por a morte ter sido adiada apenas um ano.... :(

Tommy
Setembro de 2004
Março 2006

Homenagem ao Twix


A todos aqueles que se interessaram pelo fraquíssimo estado de saúde do Twix, aqui ficam as suas últimas imagens.
Não são as mais bonitas de se ver, mas são as verdadeiras!
As lesões internas, possivelmente originadas por um acidente, reduziam, dia após dia, a qualidade de vida do Twix.
Tive que o deixar partir para não sofrer mais....
Só lamento não ter podido fazer mais por ele!





24/03/06

Sai um gato preto?

Ora bem, este é o meu primeiro post no blog, por isso, resolvi falar de um tema que me é muito próximo e querido: os gatos pretos.
Infelizmente, estes nossos amiguinhos peludos têm sofrido, ao longo dos tempos, uma discriminação imensa: em inúmeros países, ver um gato preto é ter azar, é o animal das bruxas más, é a personificação do demónio...
Quem não se lembra de ver desenhos de gatos pretos no Dia das Bruxas, como sendo algo mau e assustador?
Pois bem, eu sou a prova viva de que quem tem um felídeo preto só pode ter é uma sorte imensa. Ora olhem para este ar fofinho e digam o contrário! :)


Apresento-vos o Squish, o meu peludo mais velho. É um mimalho, adora atirar-se ao chão e esticar-se para pedir mimos, ou encolher as patinhas em cima da cama (porque sabe que não resisto àquele arzinho lindo dele).
Seguidamente, temos o Igas. Este menino é um simpático... e tem qualquer coisa de cão. Sempre que chega alguém a casa, ele atira-se ao chão e dá a barriga. É um gato que adora colo, festinhas e que lhe falem meiguinho. Na verdade, nem é preciso tocar-lhe para que comece nuns ronrons desenfreados...



Estas panterinhas negras são os amores da minha vida e dão uma alegria ao meu lar que, de outra forma, eu nunca teria...

Todos temos as nossas preferências. Uns gostam mais de gatinhos ruivos, outros dos tigrados, outros de fêmeas... e ainda bem que assim é, pois lá diz o ditado, o que seria do vermelho se todos gostassem de azul?
Mas acho que os gatos pretos são aqueles que menos são olhados com ternura, vítimas da ignorância e das superstições de outrora.
Vamos dar uma oportunidade a estes meninos que, tal como os restantes peludinhos, apenas querem um cantinho no nosso coração e dar-nos afecto?...

Twix - o gato em busca da sobrevivência

Faz hoje oito dias, o Twix procurou abrigo à porta de um prédio de Gaia. Visivelmente mal tratado e com aspecto de quem tinha sido atropleado, no sábado ainda lá permanecia. Aquilo era um incómodo para os moradores do prédio que queriam ver aquele 'problema' resolvido! Uma das moradoras, que tem uma gata e uma cadela, pegou no animal e levou-a ao seu vet. Aparentemente o animal apenas tinha um dente partido e ficava lá no fim de semana. Na segunda à noite o bicho voltaria a não ter onde ficar. As associações contactadas não ficavam com um animal em tratamento e eu não o podia deixar voltar para a rua assim. Ligaram-me para o ir buscar pois ninguém quis ficar com o Twix.

Levei-o para minha casa, arranjei tudo e quando o tiro da transportadora só me apetecia chorar. Para além do Twix estar muito debilitado, foi sujeito a uma castração...!
Como não podia comer naquela noite, esperei até à manhã do dia seguinte. Dei-lhe ração seca, molhada, leite, comida própria para recuperação mas ele simplesmente não tocou em nada.
À hora do almoço e sem mais demoras, levei-o a um vet de confiança. O Twix foi internado de imediato. Está assim desde terça-feira à tarde e continua com um prognóstico reservado.
Estava infestado de pulgas e caraças, tem uma ferida na boca e um hematoma num olho, resultante do acidente, desidratado e subnutrido. A única coisa que coincide com o primeiro suposto profissional que o viu é o dente partido!

Ainda ligado ao soro, o Twix está a lutar com todas as suas forças para continuar neste mundo...

Ele precisa do vosso apoio! Vamos lá torcer para que este animal ainda encontre a sua felicidade...

23/03/06

Singela Homenagem ao Cinza


Vou escrever meia duzia de palavras acerca do Cinza não vá ele pensar que por ter estado pouco tempo conosco nos foi indiferente. Nada disso bem pelo contrário!!
O Cinza foi mais um gatinho vitima de abandono. Os donos mudaram de casa e ele ficou para trás.....com a malvadez extra de ter sido deixado numa varanda de onde se atirou quando a fome e a sede começaram a apertar. Vagueou durante não sei quanto tempo até que me chamaram a atenção para um gatinho cinza que deambulava numa rua ao lado da minha em misero estado. Acho que a palavra “misero” será pouco para descrever as condições fisicas em que encontrei este gato.
Trouxe-o comigo, foi visto, acompanhado e por duas vezes internado numa clinica veterinária. Foram-lhe feitos testes e o previsivel aconteceu. Era positivo a Fiv. Este facto em nada mudou a decisão do grupo em o ajudar, mas sabiamos que as coisas seriam mais complicadas. No entanto e contra todas as espectativas o Cinza começou a recuperar espectacularmente bem. Ganhou peso, o pelo cresceu, a constipação passou.......só uma coisa não melhorava. Uma “massa” estranha que ele tinha no meio da lingua e que lhe causava dores, de tal forma que o Cinza começou a ter grandes dificuldades em comer. Foi pedida a opinião dum segundo vet que disse a mesma coisa do primeiro. O Cinza teria que ser operado, grande parte da lingua retirada, o pós operatório seria horrivel a qualidade de vida futura má. Tal como na altura comentei com várias pessoas mesmo a um dos meus eu iria questionar se faria tal operação, se o submeteria a tal sacrificio........por este motivo e só por este motivo o cinza foi “adormecido” :(

Fica em Paz e que finalmente sejas feliz no Céu dos Gatinhos .....

21/03/06

Os Gatos da Maria ( actualização)


Hoje a Catus começou as capturas . Foram apanhadas 4 fêmeas: Duas tricolores grávidas, a siamesa e uma preta meiga . Esta pretinha segundo aTânia ia no carro a ronronar :) Apareceu por lá mais um novo, preto e branco. A colónia ascende já a 11 animais e não 9.
Fica aqui um agradecomento especial por parte da Maria aos "Animais da Quinta" que decidiram apadrinhar 3 fêmeas!! Pagam as esterilizações e vão tentar encontrar donos e FAT's para estas peludas :)
A Maria está feliz com este começo e nós também :))

Micos, muito meigo, procura família


Olá sou o Micos um gato muito simpático e que procura uma casa.
Troco turras e ron-rons por comida e miminhos.
Tenho 7/8 meses mas sou grande por isso pareço mais velho. Dizem que quando crescer vou ser um gatão lindo. Estou castrado e desparasitado.
Se quiseres ter a alegria de ter um gato lindo e simpático como eu em tua casa por favor contacta:
Teresa
Telefone: 933462774
Email: teruca.mariateresa@gmail.com
ESTE MENINO FOI ADOPTADO ONTEM. VAI SER FILHO UNICO E CREIO QUE SERÁ O REIZINHO LÁ DE CASA :)

20/03/06

Os Gatos da Maria

Pelo titulo poderemos pensar que vamos falar duns gatinhos felizes, que vivem numa casa, sem problemas de maus tratos, falta de alimento ou de mimo e que tem como dona uma pessoa chamada Maria. Infelizmente esta não é a realidade. Chamei-lhe os gatos da Maria porque é dela o apelo que a seguir vou trancrever. Estes Gatos da Maria não tem casa, não tem onde se aquecer no Inverno, não tem alimento suficiente, não tem mimos dados por mãos humanas ...... muito pelo contrário :(

----------


Olá amigos,
desta vez venho falar de gatos :)
A semana passada, quando saía de casa da minha tia, deparei-me com um cenário bastante preocupante.
Numa rua sem saída por trás da Praça do Império, no Porto, estão cerca de 10 gatos esfomeados junto aos caixotes do lixo da Câmara. Fui vê-los de perto e começaram a enrolar-se nas minhas pernas e a miar, visivelmente cheios de fome. Fui à mala do carro onde costumo guardar comida de cão para os animais que encontro na rua e despejei um saco pequeno de ração de cão, que eles simplesmente devoraram em segundos.

Segundo o que pude apurar estes gatos eram alimentados por uma senhora que, devido às pressões dos vizinhos, deixou de o fazer. Os gatos continuaram por lá e estão cada vez mais magros, miam à passagem das pessoas a pedir comida e estão a reproduzir-se a um ritmo bastante acelerado.

Eu decidi encarregar-me pessoalmente destes gatinhos e passar a ir lá alimentá-los, mas o principal neste momento era mesmo esteriliza-los para que daqui a uns meses em vez de 10 não sejam 40 ou 50.

Já contactei a Catus para os inscrever no programa de esterilização e o preço que fazem para esterilizar a colónia são 15 euros por macho e 25 euros por fêmea, o que, dependendo do número certo de animais e do sexo pode dar um valor de cerca de 200 euros. É um preço excelente mas bastante dinheiro para uma pessoa suportar sozinha.

Quem quiser ajudar-me a esterilizar esta colónia por favor faça-o através do NIB 003300000004622360893 e envie-me um mail para o mariapteixeira@gmail.com para que possa manter um registo do valor que tenho.
Obrigada!
Maria Pinto Teixeira
------

Acrescento que esta colónia já foi visitada por algumas de nós ( Fabriro, Açores, Tânia, SRegina).
Ainda esta semana a Tânia, enquanto voluntária da Catus, irá começar com a captura e posteriores esterilizações destes gatinhos. Pelo menos dois deles estão com visiveis problemas nos olhos pelo que irão, com toda a certeza, necessitar de cuidados extras.
Se durante o pós operatório virmos que algum destes gatos é meigo será feita tentativa de arranjar Fat para nãos serem devolvidos à rua, mas sim postos para adopção.....

15/03/06

O "Nosso" Romeu....

O Romeu precisa de ajuda. Não é ajuda financeira aquela que estamos a pedir para este gatinho. Como contamos uns post's mais abaixo o Romeu sofreu a amputação das duas orelhinhas por lhe ter sido detectado carcinoma. Agora está óptimo em termos de saúde e com os cuidados necessários para estes casos viverá muitos e longos anos. Acontece que o Romeu é um gatinho habituado ao ar livre, ao quintal. Está fechado numa área espaçosa duma casa, mas vive completamente infeliz. Esconde-se das pessoas, fica em pânico quando nos tentamos aproximar dele. Durante a noite fica horas a miar em tom de lamento numa das janelas da casa O ideal para o Romeu seria uma casa e nenhum acesso a Sol, mas isso não é possível. O seu comportamento denota alguns sintomas de depressão e temo que seja um daqueles felinos que nunca se dará completamente fechado .
Temos pensado no que fazer e as opiniões maioritárias são no sentido de devolver o Romeu ao quintal onde ele será de certeza muito mais feliz, tentando sempre manter vigilância apertada no sentido de ver se há alguma evolução na doença. Mas um quintal aberto é um mundo sem fim. Ele pode pura e simplesmente desaparecer ou procurar outro lugar e nós perdermos-lhe o rasto . Daí este meu derradeiro apelo, esta derradeira tentativa no sentido de encontrar um lugar para o Romeu, um lugar que tenha uma área exterior mas vedada onde muito mais facilmente o Romeu e o seu problema seriam controlados. Quem sabe com o tempo ele ganhe confiança com as pessoas dessa casa e possa ser mantido no interior?
Se tiverenm ou conhecerem alguém que reuna estas condições lembrem-se deste peludo.
Ajudem-nos a ajudar o Romeu!

10/03/06

Gatinha cega precisa urgentemente de uma casa

Esta gatinha pertence a uma colónia que está a ser tratada pela Catus.

É uma gatinha adulta, extremamente meiga, sossegada e está esterilizada.
Esta menina é cega e precisa de um dono urgentemente pois o pós-operatório da esterilização está a terminar e terá de ser devolvida à colónia.
Zona do Porto
Contacto:
Teresa - 933462774 - teruca.mariateresa@gmail.com
Tânia - 933516000 - tania.mota@portugalmail.pt



07/03/06

Recebemos este apelo:

Boa tarde a todos
Mais uma vez peço a vossa ajuda... esta gata está na rua e tem sido vitima de maus tratos por parte de alguns vizinhos... enfim, pessoas que não tem mais que fazer... Ela é bastante meiga... e está esterilizada... precisa urgentemente de um dono que a trate bem... passem a todos os vossos contactos, nao custa nada podem entrar em contacto comigo atraves deste mail: ana_lucia_eiras@sapo.pt . Ela esta na Sra da Hora (Porto) Obrigada a todos.


Acabei de saber que esta gatinha já foi adoptada :)

02/03/06

João: precisa de dono




Gatinho com cerca de 7 meses, esterilizado pela Catus, com pequeno corte na orelha, meiguíssimo como se vê nas fotos. Só temos fat até Domingo, depois terá de ser solto de novo na colónia, mas é tãããão meigo!... E tem uns olhos verdes de verdadeiro D. Juan!! :)
O João já foi adoptado :)