O Bichanos do Porto é um projecto de um grupo de amigas com uma paixão comum: gatos. Lidamos constantemente com situações de abandono e maus tratos e não conseguimos ignorar esta triste realidade. Como não somos associação nem temos espaço próprio, os gatinhos que recolhemos são acomodados nas nossas próprias casas. Por isso, tudo o que fazemos é fruto de esforços pessoais, a todos os níveis, bem como da boa vontade de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, vão colaborando com esta causa.

28/10/10

Outros bichanos do nosso coração

Alguns daqueles que nos têm acompanhado nos últimos anos, de certo que se recordarão do trabalho que fizemos, e que continuamos a fazer, junto de uma comunidade de cães e gatos que, de repente, se viram numa situação menos afortunada.

No último fim-de-semana tiveram direito a nova visita com ração e muitos mimos à mistura. E, mais uma vez, não conseguimos ficar indiferentes a dois casos mais preocupantes que mereceram uma intervenção veterinária. A história poderá ser seguida aqui.

Ainda não sabemos quanto será a conta destes dois meninos mas, foi inesperada pelo que apelamos à vossa ajuda para que possamos custear estas despesas e garantir que conseguimos desparasitar interna e externamente todos eles, garantindo assim, uma melhor qualidade de vida.

Nib para ajuda: 0033 0000 0000173093210 (Millenium BCP)
Actualização 29/10/2010
Ambos os meninos internados já tiveram alta e estão em FAT, a recuperar. A conta, incluindo internamento, análises, cirurgia amputação orelhas, foi de 200 €. Muito obrigada ao veterinário que os tratou que nos fez preços especialissimos.

22/10/10

As Piratas das Caraíbas

Sim, são zarolhas e são fantásticas.

A Olívia (preta) e a Luzia (preta e branca) são duas gatinhas com cerca de 3 meses que já têm muito para contar.

Foram recolhidas da colónia onde nasceram, muito debilitadas e com os olhos em muito mau estado.


Durante o período de tratamento, verificou-se que um dos olhos não teria salvação e que teriam de ser sujeitas a uma cirurgia de enucleação. Durante esse procedimento a Luzia foi também esterilizada.

Tudo isto suportaram estas pequenas heroínas com a maior coragem e determinação, estando agora prontas para rumar a uma casa, onde sejam valorizadas pela sua singularidade e carisma.




Contacto para Adopção:
Fátima Castro - Tlm.: 917 512 323 - E-mail: mfcastror@gmail.com

Infelizmente a Olívia não resistiu a uma doença viral e faleceu no dia 31/10/2010.

15/10/10

Enza, a bebé corajosa!














































Olá :-) chamo-me Enza e sou uma gatinha bebé espectacular! quando tinha três semanitas apareci à porta de uma senhora que tratou de mim e agora estou nos bichanos à espera de uns donos que me adorem!


Sou pequenina (ainda não tenho dois meses) mas muito brincalhona e corajosa, mas quando quero mimos também ronrono muito de felicidade :-)

Adoro brincar com pessoas e outros gatinhos, podendo até dizer que sou super sociável, o que é uma característica muito boa para gatinha.

Fico à espera que venham buscar-me para a vossa família,de certeza que nos vamos dar todos muito bem e brincar muito!

13/10/10

Quem vem e atravessa o rio...

Quem vem e atravessa o Rio
Junto à Serra do Pilar
Vê um velho casario,
Cheio de gatos por castrar

Quando as gatas entram no cio
Não falta macho p'ra acasalar
E as ninhadas vão nascendo
Ai, tanto gato para alimentar


Pena que o Rui Veloso não tem um conjunto musical de gatos, porque este peludo que baptizamos de Tonho, por também ter sido resgatado pelas funcionárias do Restaurante D. Tonho, (quem não se lembra da famosa Odisseia?) tem uma voz que faria inveja a qualquer cantor, será por a colónia ser nas traseiras do restaurante? :)

E para fazer jus ao nome, o Tonho é lindo de morrer, um verdadeiro ursinho de peluche.








É claro que um bom restaurante tem que ter sempre um bom digestivo, por isso ainda temos para adopção a Vodka, uma gatinha cheia de estilo.



E a elegante Sambuca.


Contacto para adopção: Fátima Castro
Tlm.: 917512323 E-mail: mfcastror@gmail.com

12/10/10

Topa - me isto :)



A Topa, para os amigos Topinha ;) foi recolhida da rua juntamente com o seu mano Gigio que foi adoptado...

Encontravam-se num local bastante movimentado pelo que o risco de atropelamento era grande e lá fomos nós em equipa de salvamento resgatar a criançada... Os manos não estavam muito afim de travar amizade logo ali no 1º encontro mas após umas piruetas e malabarismos lá se deixaram apanhar eheh...

O local para além de próximo da estrada, estava cheio de lixo, moscas, e muitasssssssssssssssssss pulgas mesmo, só visto, que até implicou uma muda de roupa!!!!!

Reparámos também que ambos tinham a pontinha da orelha "ratada" o que indica que possivelmente existiam também ratos no local, pois é frequente os bichanos aparecerem com orelhas e rabos "roídos" :( ...
Mas limpeza feita os meninos ficaram como novos, isto é, quase novos pois a Topa estava constipadita e requereu mais dias de vigilância, enquanto o Gigio rumou logo para uma nova casinha :)

A Topa transformou-se e a gatinha outrora bufenta virou moça bem simpática e ronronante...Adora pessoas e outros gatos e diverte-se imenso com eles...Está por isso prontinha a seguir os passos do mano e a rumar para uma nova casa :)...

Contactos para adopção:

Mafalda Azevedo

91 688 77 38

08/10/10

Ó Gente da minha Terra...

Ó gente da minha terra
Agora é que eu percebi
Esta tristeza que trago
Foi de vós que recebi


E pareceria ternura
Se eu me deixasse embalar
Era maior a amargura
Menos triste o meu cantar


...A Mariza foi recolhida da rua, onde se encontrava praticamente imóvel e mal sentiu o carro parar veio de imediato procurar o calor humano e comida pois estava cheia de fome ...

Consta-se que teve outrora donos mas foi deixada para trás quando estes mudaram de casa, deixando assim de ser uma menina com lar e tornando-se numa menina de rua :( ...

Tinha uma ferida no cachaço não sabemos de que origem mas cicatrizou rapidamente, assim como recuperou muito bem da esterilização...
É a verdadeira gatinha de sofá, muito calma e muitooooooooooo doce e carente...Ronrona, dá turrinhas e adora festas pelo corpo todo :) ...

Não estranha os amigos de 2 patas mas quando se depara com os de 4 não morre de amores pelo que seria mais feliz num lar onde fosse menina única...

Contactos para adopção:

Mafalda Azevedo

91 688 77 38

05/10/10

Happy Hour no Bichanos do Porto


Aproveite porque estas "bebidas" não fazem mal, de certeza.
Quatro manas lindas, todas cinzentas, para adopção.


Vodka e Cachaça, as mais tigradas da ninhada.


Kalua, a mais sexy.
Estes paparazzi são do pior, até no banho? Já não há privacidade!
Sambuca, a mais assustada das quatro irmãs, só damos para cocktail, :) fica óptima com Cachaça, Kalua ou Vodka. Garantimos que nenhuma mistura provoca ressaca, apenas ficarão embriagados eternamente pela sua beleza.


Contacto para adopção:Fátima Castro
Telemóvel: 917512323
E-mail: mfcastror@gmail.com

03/10/10

Gatinhos do Gerês

A Associação Animais de Rua recebeu recentemente um pedido de ajuda urgente para uma uma colónia composta por cerca de 50 gatos, incluindo gatas grávidas, juvenis e várias ninhadas que vive numa quinta de turismo rural. Estes animais são protegidos por uma única pessoa, que está no seu limite de resistência física e financeira.
Todos os gatos adultos foram esterilizados e devolvidos ao lugar. Para adopção ficaram todos estes gatinhos. Sâo dóceis, os juvenis ja estão esterilizados. Estão em FATs no Porto e em Vila Nova de Gaia e precisam urgentemente de novas famílias pois, caso isso não aconteça muito em breve, terão que voltar para a colónia :(

Como podem ver nas fotos ha para todos os gostos e feitios ;)
Começamos por alguns dos juvenis, todos com 4 a 5 meses ja esterilizados, desparasitados e de óptima saúde. Animais meigos e carentes à espera de um verdadeiro lar.
Contactos para adopção:
  • Susana Neves - 91 473 12 66 (após as 18h)
  • susana.neves@animaisderua.org

Princesa
Yellow

Garfield - ADOPTADO
Brownie - ADOPTADOHima - ADOPTADO

BlueAlpe

E agora os muitos e lindos bebés ;
O Oceano, o Indio e a Foxy
Contactos:
Susana Neves - 91 473 12 66 (após as 18h)
susana.neves@animaisderua.org

TODOS ADOPTADOS


O Aramis, o Athos, o Porthus e a Maryan estão com a Cláudia Neves,

Contactos:963281131
claudiafneves26@gmail.com

ADOPTADA

ADOPTADO

ADOPTADO
São muitos :((
Adoptem um destes animais e evitem que eles voltem para a sua colónia de origem!!